Diretoria Cultural
Eventos em 2025
Noite de Gala Musical - 85 anos da EsPCEx

Escola Preparatória: da Rua da Fonte à Fazenda Chapadão, 85 Anos de Lutas e Vitórias.
O caminho percorrido desde a Rua da Fonte até a Fazenda Chapadão foi certamente pleno de peripécias e de dificuldades, mas também pontilhado de momentos festivos como este que vivemos no último dia 27 Jun 25.
É preciso reconhecer o trabalho daqueles que protagonizaram tal epopeia, pois é graças a sua persistência e inquebrantável fé no cumprimento da missão que podemos nos reunir para celebrar esta data magnífica: o 85º aniversário de criação da nossa querida Escola Preparatória que ocorrerá no próximo dia 17 de setembro! Neste sentido, exaltamos a memória de algumas pessoas que ofereceram significativas contribuições à história da nossa Escola e que nos deixaram nos últimos anos:
- o General de Brigada Rubem Augusto Taveira
- o Coronel Sérgio Aparecido Bueno de Oliveira
- o Coronel Tavírio de Lima Vilaça
- o Tenente-Coronel Eliz Luiz Tavone Serafim
- a Esportista Odette Valentim Domingos - a “Tia Odette”
- e a Professora do Centro de Tradições Maria Cristina Reis do Amaral Polezzel – a “Tia Cristina”
Manifestamos também nossa gratidão a todos aqueles que, com seu esforço e espírito de cooperação, tornaram possível a realização de tão singular evento. Ressaltamos, de forma particular, o papel do Comandante da Escola, pelo apoio constante e pela cessão do magnífico Salão Carlos Gomes; a atuação dos integrantes da ABAL - Associação Brasileira "Carlos Gomes" de Artistas Líricos, os verdadeiros protagonistas do espetáculo; e do nosso público, composto pelos ex-Alunos e Amigos da Escola e pelas autoridades civis e militares convidadas que nos concederam a honra de sua presença nesta festa de Aniversário caracterizada, acima de tudo, pela música de primeira qualidade, pela alegria e pelo espírito de camaradagem.
Eventos em 2024
Noite de Gala Musical - 250 anos de Campinas
Duzentos e cinquenta anos!
Não são muitas as cidades brasileiras que chegam à marca de um quarto de milênio da forma como Campinas chegou: uma metrópole acolhedora, desenvolvida e pujante, inspiração para os municípios do Estado de São Paulo e de todo o Brasil.
Campinas foi o berço de inúmeros poetas e artistas brilhantes, como Guilherme de Almeida, Carlos Zara e Cláudia Raia, mas seu filho artístico mais ilustre é, sem dúvida, o Maestro Antonio Carlos Gomes.
É a obra desse que foi o maior compositor de óperas das Américas que a Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos (ABAL) vem divulgando de forma brilhante, seja na sua terra natal, seja em teatros, auditórios e salas de espetáculos de nosso país.
Que venham outros duzentos e cinquenta anos de progresso, sustentabilidade e arte nesta Cidade que está no coração não apenas de quem aqui nasceu ou aqui vive, mas no de muitas outras pessoas.
Obrigado, ABAL, por esse presente maravilhoso, nesta ocasião tão especial!
“Honra ao povo que sabe os louros da Glória colher.”
Apresentação da Banda Sinfônica do Exército em homenagem aos 250 anos de Campinas

A Banda Sinfônica do Exército foi criada pelo então Comandante do Exército, General de Exército Gleuber Vieira, em 25 de junho de 2002. Com sede na cidade de São Paulo, ela é vinculada ao Comando Militar do Sudeste (CMSE) e à Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB).
A missão da Banda é difundir a música do Exército Brasileiro, tornando-a um bem comum e estabelecendo um elo artístico e cultural com a nossa sociedade. Dessa forma, ela vem se constituindo, ao longo desses 22 anos, em instrumento eficaz para a difusão da música e das tradições militares brasileiras no seio da população.
No evento, a Banda Sinfônica do Exército teve como Diretor Executivo o Tenente-Coronel da Reserva Carlos Alberto de Godoy Guanaes, como Diretor Artístico o Maestro Eduardo Pereira e como Maestro Titular o Capitão Gilson de Souza Silva.
A apresentação foi fruto de uma parceria entre a Associação dos Ex-Alunos e Amigos da EsPCEx, a Prefeitura Municipal de Campinas, o Comando Militar do Sudeste, a 11ª Brigada de infantaria Mecanizada e a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, com o apoio da Fundação Cultural Exército Brasileiro. A apresentação daquela noite especial teve por objetivo homenagear a cidade de Campinas, com a execução de um repertório de músicas especialmente selecionadas para aquele momento.
Além dos 250 anos, celebrados no dia 14 de julho de 2024, Campinas e EsPCEx celebram 65 anos de uma parceria de sucesso, fato este que justifica a realização desta homenagem do Exército Brasileiro para a Cidade de Campinas e para a nossa querida Escola Preparatória.
Exposição: "Campinas e EsPCEx: 65 anos de uma parceria de sucesso!"
Clique na imagem acima e confira o catálogo com as obras expostas

A EsPCEx, de tantas tradições e serviços prestados ao nosso Exército e ao nosso país, vem cumprindo, desde 1940, a missão de preparar os Cadetes que irão cursar a Academia Militar das Agulhas Negras e serão, na sequência, declarados Aspirantes a Oficial do Exército Brasileiro.
No dia 17 de setembro de 2024, a Escola comemorou os 84 anos de sua fundação, na cidade de São Paulo. Em 1959, como sabemos, a Escola passou a ocupar estas magníficas instalações na Fazenda Chapadão. São, portanto, 65 anos de convívio da Escola com a cidade de Campinas – um convívio pleno de realizações e benefícios mútuos.
Este singular convívio da Escola com a cidade de Campinas foi, como não poderia deixar de ser, o tema escolhido pela Associação dos Ex-Alunos e Amigos da EsPCEx para a exposição de obras de artes comemorativa do aniversário da Escola. O título escolhido para a exposição retrata bem essa escolha: "Campinas e EsPCEx: 65 Anos de Uma Parceria de Sucesso!"
Sob a Curadoria da Professora Marly Stracieri, foram reunidas no Salão Carlos Gomes as obras de 30 renomados artistas plásticos da cidade e da região de Campinas, que nos trouxeram a sua visão da Escola Preparatória, da cidade de Campinas e do significado que a Escola e a Cidade têm para cada artista.
Eventos em 2023
Noite de Gala Musical

A reestruturação da nossa Associação foi celebrada com uma inesquecível Noite de Gala Musical no Salão Nobre da EsPCEx - Salão Carlos Gomes, no dia 16 de julho de 2023. O evento teve início com a revelação do novo logotipo da AEsPCEx que venceu o concurso promovido pela Diretoria de Comunicação Social. Em seguida, ocorreu a premiação, com o patrocínio da Poupex, para o Designer vencedor do concurso, Sr. Muriel Duarte, e a entrega dos certificados de participação no concurso de criação de novo logotipo aos demais participantes.
Dando prosseguimento a nossa noite de Gala, A Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos, a ABAL, nos ofereceu uma belíssima apresentação com um repertório composto por obras dos Mestres dos séculos XVIII, XIX e contemporâneos. O “staff” musical contou com os seguintes artistas: a soprano Marina Gabetta, o tenor Antoine Kolokathis, o tenor João Gabriel Bertolini, o barítono Carlos Serapião e o pianista José Francisco da Costa.
Encerrada a emocionante a apresentação, todos desfrutaram de um aconchegante chocolate quente oferecido pela EsPCEx e biscoitos finos oferecidos pela empresa Amiga da AEsPCEx, a ZucchARTti.
Foi uma grande alegria receber os Ex-Alunos e Amigos da EsPCEx, entre eles o nosso eterno Comandante do Exército, General Francisco Roberto de Albuquerque, na nossa querida Escola. Estamos ansiosos por mais noites de gala como esta.

Foto de Beth Schons
Exposição "EsPCEx: uma das Sete Maravilhas de Campinas"
Clique na imagem acima e confira o catálogo com as obras expostas


Os artistas de Campinas se reuniram para homenagear o 83º aniversário da EsPCEx. Sob a curadoria da Professora Marly Stracieri e organização da AEsPCEx, 25 artistas expuseram 30 obras entre pinturas, esculturas e fotografias. As obras ficaram expostas no período de 6 a 27 de outubro no Centro de Ciências, Letras e Artes, que gentilmente nos cedeu o espaço para a exposição.
No dia 27 de outubro, durante o “finissage” da exposição, tivemos a oportunidade de apreciar uma linda apresentação do Centro de Tradições da EsPCEx. O grupo, formado por Alunos EsPCEx e sob orientação da bailarina Gabriela, apresentou danças tradicionais gaúchas, como a Quero-mana, o Tatu de Castanholas e a Chula. Em seguida, foi realizado o lançamento do livro do Coronel R1 Wilson Roberto Rodrigues “Histórias que a Gente Coleciona”, um relato muito interessante de algumas de suas experiências no decorrer de sua carreira militar. Ao final do evento, os artistas receberam suas medalhas e certificados pela participação na exposição.
Foi uma tarde muito agradável para apreciar a arte em suas diversas formas, reencontrar amigos e fazer novas amizades. Na sequência, os artistas ofereceram um coquetel aos convidados e o Coronel Wilson pôde distribuir autógrafos e dedicatórias a seus leitores.













































































































































