top of page

O BOSQUE DA CAPELA

O Bosque da Capela é uma das áreas mais emblemáticas da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), tendo passado por diversas transformações até chegar à composição atual. 

Localizado em frente à Escola, entre o portão das armas e a Capela Santo Tomás de Aquino, o bosque conta com uma área de aproximadamente quatro mil metros quadrados. A seu valor paisagístico soma-se o valor afetivo relacionado às memórias das gerações de alunos que à sua sombra se recompuseram de exercícios e de manobras militares, estudaram, leram e escreveram cartas para namoradas e familiares distantes. O bosque hoje está perfeitamente integrado ao conjunto arquitetônico da Escola e conta com vegetação bastante diversificada. Nem sempre foi assim.

Quando a Escola foi construída, nessa área não havia qualquer arborização. Já na década de 1960, o Major Beraldo iniciou ali o plantio das primeiras mudas, principalmente da espécie exótica pinus elliottii. Na segunda metade da década de oitenta, os pinus foram retirados e a área voltou, em sua maior parte, à situação de descampado. 

No ano de 2002 o Bosque da Capela foi projetado pela paisagista Solange Frealdo. Composto de 30 (trinta) espécies ornamentais nativas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, foi inaugurado em 8 de março de 2003, em reunião da Turma Santos Dumont, que celebrava trinta anos de seu ingresso na EsPCEx. 

O projeto previa um passeio e uma pequena praça central, com bancos. No canteiro central, uma pequena elevação de terra receberia 03 (três) boucarnias adultas rodeadas de yatrofas e, como forração, dolomitas brancas. Para a distribuição das árvores no terreno foram tomados em consideração o formato e o tamanho das copas das árvores. O projeto previa que a floração, de diversas cores, se distribuísse ao longo de todo o ano. Na área lateral direita da Capela São Tomás de Aquino, foi projetada uma fonte cercada de azaleias topiadas e buxinhos, no estilo europeu. Para emoldurar a placa descerrada pela Turma de Alunos de 1973, foi plantado um maciço de lírios amarelos.

Passados vinte anos da implantação do Bosque da Capela, chama a atenção a beleza e o porte de algumas árvores. Por outro lado, o caminho já não existe mais, algumas árvores pereceram e outras apresentam lesões sérias. 

Existe, da parte da AEsPCEx, a disposição para contribuir com a Escola na recuperação e manutenção desse valiosíssimo patrimônio. Para isso servem os Amigos. 

É necessário pôr mãos à obra.

WhatsApp Image 2023-01-30 at 10.37_edite
bottom of page