top of page

SALÃO CARLOS GOMES

Campinas tem entre seus filhos mais ilustres o maestro ANTONIO CARLOS GOMES que, desde 15 de novembro de 1973, empresta seu nome ao mais emblemático espaço da Escola.

O estilo colonial do salão é uma tradução fiel das linhas idealizadas pelo arquiteto HERNANI DO VAL PENTEADO e sua riqueza de detalhes faz dele o espaço de maior beleza estética da Escola.

O salão CARLOS GOMES guarda, em seu interior, um inestimável acervo da cidade de Campinas: o conjunto de lustres de cristal da boêmia que, antes, ornava o antigo teatro municipal CARLOS GOMES, demolido em 1966. Este tesouro, de valor inestimável, foi instalado aqui no ano de 1974. Em 19 de agosto de 1996, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas resolveu tombar o conjunto de lustres, passando-o à guarda perpétua da EsPCEx.

Em 17 de setembro de 1988, ao completar 38 anos de fundação, a Escola foi agraciada, pelo "Clube dos 21 Amigos", com um busto do insigne campineiro maestro ANTONIO CARLOS GOMES, de autoria do artista plástico FAUSTO MAZZOLA, que se encontra neste salão, em lugar de destaque e em permanente exposição.

EsPCEx (02)Original.jpg
IMG-20230523-WA0046.jpg
bottom of page