top of page

NuMAut 1992 – Turma Pioneira

 

No ano de 1992, o 1º Ten Valença, recém-egresso do curso de Mergulhador do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, teve a iniciativa de criar uma agremiação na EsPCEx para atividades extraclasse, com o objetivo de apresentar a atividade de mergulho autônomo aos alunos, bem como proporcionar lazer nas horas de folga.

A agremiação recebeu o nome de “Núcleo de Mergulhadores Autônomos (NuMAut)” e dela participaram cerca de 20 militares, entre alunos e membros corpo do permanente da EsPCEX.

Foram realizadas instruções na piscina da EsPCEx com apoio em equipamentos do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas e posteriormente na Academia Militar das Agulhas Negras, com o apoio do Curso de Engenharia daquela Academia.

NuMAut 1995

 

Em 1995, dois dos concluintes do Curso de Mergulhador da Marinha (MAUT) foram nomeados para servir na EsPCEx e resolveram reiniciar as atividades do NuMAut, que não ocorrera em 1994 e 1995 por falta de mergulhadores.

O 1º Ten Eng Curti e o 3º Sgt Eng Flávio Costa prepararam uma videoaula que serviu como meio auxiliar de instrução para as instruções teóricas e realizaram os mergulhos na piscina da EsPCEx com o apoio em equipamentos do 7º Grupamento de Bombeiros.

Inicialmente, foi realizado o treinamento para 10 Militares do Efetivo Profissional da EsPCEx e no segundo semestre um estágio para 25 alunos, quando foi empossada a primeira diretoria do NuMAut.

Foto 1995_1.png
Foto 1995_2.png

NuMAut 1996

 

Para que os alunos pudessem utilizar os conhecimentos adquiridos nas instruções em mergulhos no mar, foi verificada a necessidade de uma credencial de mergulho reconhecida internacionalmente. Para isso, o NuMAut passou a ser apoiado por uma Escola de Formação de Mergulhadores que após a avaliação e mergulhos no mar, credenciava os novos mergulhadores pela Professional Association of Diving Instructors (PADI).

As aulas foram ministradas na EsPCEx e em novembro, com o apoio da Escola de Mergulho Sailing & Diving, foram realizados 4 mergulhos de instrução em Ubatuba/SP, credenciando 37 mergulhadores de águas abertas pela PADI e habilitando-os a mergulhar em qualquer parte do mundo a uma profundidade de até 18 m com luz natural.

Foto 1996_1.png
Foto 1996_2.png

Durante a tradicional Festa Junina da EsPCEx, o NuMAut organizava o estande que mais atraía a atenção: era a “Barraca do Tchibum”. Eram convidados instrutores voluntários que poderiam cair na água gelada se o alvo fosse acertado. A barraca auxiliava o núcleo na compra e manutenção dos primeiros equipamentos.

No ano de 1996, o NuMAut era orientado pelo 1º Ten Eng Curti e 2º pelo Sgt Eng Flávio Costa e tinha como Instrutores Sérgio Viégas, Adalberto Ribeiro e Marcel Alamino.

Durante as competições entre a EsPCEx e Colégio Naval, ocorrida em Angra dos Reis, os alunos do NuMAut puderam assistir uma instrução do curso de Mergulhadores de Combate da Marinha e visitar a Embarcação de Instrução de Mergulho “Reitor”, atracada naquele local.

Ainda naquele ano, foi proferida uma palestra, aos alunos e convidados, sobre Mergulho no Gelo ministrada pela Instrutora Rita Lemgruber, residente no Canadá.

NuMAut 1997

 

Como aconteceu no ano anterior, em 1997 foi ministrado o curso de mergulho nas instalações da EsPCEx, com o apoio da Escola de Mergulho Sailing & Diving de Campinas, mediante a atuação dos instrutores Sérgio Viégas e Adalberto Ribeiro.

Durante o curso, foi apresentada uma palestra sobre mergulho na grande barreira de Corais, proferida pelo gerente de Marketing da empresa Mike Ball Dive Expedition, da Austrália.

Novamente, durante a Festa Junina que ocorria anualmente na EsPCEx, a Barraca do Tchibum foi a mais movimentada.

Os mergulhos de instrução ocorreram nas ilhas de Ubatuba, com a Operadora Ominimare, e as credenciais de mergulho PADI foram entregues aos alunos em solenidade no último dia do ano letivo.

Naquele ano, os orientadores do NuMAut 1º Ten Eng Curti e 2º Sgt Eng Flávio Costa foram credenciados como Divemasters PADI.

Foto 1997_2.png
Foto 1997_1.png
Foto 1997_3.png

NuMAut 1998

 

Com a transferência do 1º Ten Curti, reassumiu a função de Orientador o Cap Valença, um dos fundadores do Núcleo, no ano de 1992, acompanhado pelo 2º Sgt Flávio Costa. Foram ministradas instruções na piscina da EsPCEx e a avaliação foi conduzida por instrutores PADI da Escola Sailing & Diving. Naquele ano, a camiseta do NuMAut passou a ser azul e a Barraca do Tchibum foi novamente a mais movimentada da Festa Junina da EsPCEx.

Os mergulhos de encerramento do curso foram realizados em Paraty, com a operadora Una Dive colocando 37 mergulhadores na água. Além dos mergulhos, o NuMAut 1998 ainda organizou Palestras sobre Mergulho no Gelo e Mergulho Adaptado, ministradas pela Instrutora Rita Lengruber.

Ao final do ano letivo, após ter participado de um curso de desenvolvimento de Instrutores, o 2º Sgt Flávio Costa tornou-se o primeiro Instrutor de Mergulho PADI das Forças Armadas do Brasil, recebendo sua credencial juntamente com os 31 novos mergulhadores do NuMAut

Foto 1998_4.png
Foto 1998_1.png
Foto 1998_2.png
Foto 1998_3.png

NuMAut 1999

Foto 1999_3.png
Foto 1999_2.png

 

Em 1999, o Orientador continuou sendo o Cap Valença. Já como Instrutor PADI, o 2º Sgt Flávio Costa ministrou as aulas do curso de mergulho Open Water Diver PADI na EsPCEx, com o apoio da Escola Sailing & Diving de Campinas.

Em setembro, o NuMAut participou da campanha do Dia Internacional de Limpeza das Águas na cidade de Salto de Pirapora/SP, objeto de matéria na revista Mergulho. Na ocasião, foi inclusive encontrado um veículo submerso.

Com um grande efetivo de mergulhadores, o encerramento dos trabalhos ocorreu em Paraty, com a Operadora Una Dive. Ali foram credenciados 42 novos mergulhadores PADI Open Water Diver.

Foto 1999_4.png
Foto 1999_1.png

NuMAut 2000

 

Em 2000, assume a função de Orientador o 1º Ten Marcos, acompanhado pelo 2º Sgt Flávio Costa. Novamente o NuMAut participa da Campanha do Dia Internacional de Limpeza das Águas no lago da Pedreira, em Salto de Pirapora/SP.

As aulas de mergulho foram ministradas na EsPCEx, com o apoio da Escola Sailing & Diving. Os mergulhos de encerramento ocorreram em Paraty, com a operadora Una Dive e com o credenciamento de 31 novos mergulhadores.

Foto 2000_3.png
Foto 2000_2.png
Foto 2000_1.png

NuMAut 2001

Foto 2001_1.png

 

Continuam como orientadores em 2001 o 1º Ten Marcos e o 2º Sgt Flávio Costa. O ano iniciou com o Scuba Day, quando foram realizados mergulhos de batismo ao público interno da EsPCEx.

Na campanha do Dia Internacional de Limpeza das Águas, o NuMAut fez a limpeza do entorno da Lagoa do Taquaral, tendo sido alvo de matérias na emissora EPTV, Jornal Correio Popular e revista Mergulho.

Com um efetivo de 66 participantes, os mergulhos em Paraty, com as embarcações Una I e Andrômeda, constituíram a maior operação do NuMAut até então. Naquele dia, foram formados 50 mergulhadores PADI de águas abertas

Foto 2001_2.png
Foto 2001_4.png
Foto 2001_3.png

NuMAut 2002

Foto 2002_2.png

 

Em 2002, reassume a função de Orientador o Cap Curti, acompanhado pelo Cap Marcos e pelo 2º Sgt Flávio Costa. Naquele ano, o NuMAut visitou o Museu de História Natural e o Aquário Municipal do Bosque dos Jequitibás, em Campinas, como parte da Campanha do Dia da Terra.

As aulas ministradas pelo Instrutor Flávio Costa e Divemaster Curti tiveram o apoio do Escola MA Diving de São Paulo e os mergulhos de credenciamento foram realizados no Lago da Pedreira, em Salto de Pirapora/SP, com a diplomação de 36 novos mergulhadores.

Foto 2002_1.png

NuMAut 2003

Foto 2003_4.png
Foto 2003_3.png

Em setembro, como parte da Campanha do Dia Internacional de Limpeza das águas, foi ministrada pelo Comandante, Cel Schons, a todo o efetivo da Escola, uma palestra sobre as nascentes do ribeirão Quilombo e os lagos internos da EsPCEx.  Já o 2º Sgt Flávio Costa falou sobre a importância da coleta seletiva de lixo. Em seguida, 158 participantes realizaram a limpeza dos lagos São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará.

Em dezembro, o NuMAut levou seus alunos já certificados para mergulhar em Angra dos Reis, com o apoio do Colégio Naval. No retorno foram entregues aos mergulhadores as credenciais Open Water Diver PADI. Na mesma ocasião, ocorreram as despedidas do Cap Marcos e do 1º Sgt Flávio Costa, que haviam sido movimentados para outras guarnições.

Foto 2003_2.png

 

Continuam como orientadores o Cap Curti, o Cap Marcos e o 2º Sgt Flávio Costa. Após as aulas ministradas na piscina da EsPCEx, os mergulhos de instrução foram realizados no Lago da Pedreira, em Salto de Pirapora com o credenciamento de 34 novos mergulhadores.

NuMAut 2004

 

Em 2004, o Maj Curti continuou como Oficial Orientador do Núcleo. Com a transferência do 1º Sgt Flávio Costa, assumiu como Instrutor responsável o Professor Paulo Afonso, da Escola de Mergulho PA Divers, contando com o apoio do Instrutor Marcel Alamino, do Ten Volcov e do 2º Sgt Coutinho.

Após as aulas realizadas na piscina da EsPCEx, foram realizados 4 mergulhos de Instrução no lago de uma pedreira em Salto de Pirapora/SP. Posteriormente, com o apoio do Colégio Naval, foram realizados mergulhos em águas abertas em Angra dos Reis/RJ.

Ao final dos mergulhos foram credenciados 33 (trinta e três) mergulhadores de águas abertas PADI.

Foto 2004_2.png
Foto 2004_1.png
Foto 2004_3.png

NuMAut 2005

 

Com a transferência do Maj Curti, assumiu a função de Oficial Orientador o Cap Leal, que teve o apoio dos Instrutores Paulo Afonso (PA Divers), Marcel Alamino e dos Ten Leonardo Chaves, Nadson e Sgt Coutinho.

Após os mergulhos no lago da pedreira em Salto de Pirapora, credenciaram-se mergulhadores mais 34 (trinta e quatro) alunos.

Foto 2005_1.png
Foto 2005_2.png
Foto 2005_3.png

NuMAut 2006

Foto 2006_1.png

Após as aulas realizadas na piscina da EsPCEx, foram realizados 4 mergulhos de Instrução no lago de uma pedreira em Salto de Pirapora/SP. Posteriormente, com o apoio do Colégio Naval, foram realizados mergulhos em águas abertas em Angra dos Reis/RJ.

Ao final dos mergulhos foram credenciados 33 (trinta e três) mergulhadores de águas abertas PADI.

Foto 2006_2.png

NuMAut 2007

Foto 2007_4.png

 

Em 2007, o Ten Leonardo Chaves foi o Oficial Orientador, acompanhado dos Instrutores do PA Divers, do Ten Leonardo e do Ten Amaral.

Com o apoio do Colégio Naval, os mergulhos foram realizados em Angra dos Reis, durante os jogos da XXXVII NAE.

Foto 2007_3.png
Foto 2007_2.png
Foto 2007_1.png

NuMAut 2008

Foto 2008_1.png

 

O ano de 2008 foi atípico para o NuMAut. As atividades não foram incluídas na programação do ano escolar da EsPCEx, restando apenas as atividades a serem realizadas na AMAN. Isso enfraqueceu muito as atividades extraclasse, impossibilitando que a Agremiação funcionasse em sua plenitude.

Assim sendo, não ocorreram mergulhos de forma centralizada. Com o apoio do Instrutor PADI Paulo Afonso, foram realizados alguns mergulhos, com poucos alunos e de forma descentralizada.

Foto 2008_2.png

NuMAut 2009

Foto 2009_1.png
Foto 2009_2.png
Foto 2009_4.png
Foto 2009_5.png
Foto 2009_3.png
Foto 2009_6.png

 

Em 2009, o NuMaut contou com o apoio do SCmt da EsPCEx (Cel Cristovão) e do Ch da Div Adm (Cel Rocha), ambos mergulhadores. Além disso, o retorno do S Ten Flávio Costa a Campinas proporcionou ao NuMAut a plena retomada das atividades.

Após as aulas na piscina da EsPCEx, foram realizados os mergulhos de encerramento em Paraty/RJ, onde 40 (quarenta) novos mergulhadores foram credenciados pelo S Ten Flávio Costa e Instrutores do PA Divers, acompanhados pelo Cel Cristovão, Cel Rocha, Cap Cassini, Ten Marcelo Rodrigues. O Oficial Orientador era o 1º Ten Leonardo.

NuMAut 2010

Foto 2010_2.png

 

Em 2010 o Ten Leonardo continuou como Oficial Orientador, tendo como instrutores o S Ten Flávio Costa e o Sr Paulo Afonso, da Escola PA Divers.

Foram ministradas aulas teóricas e realizados trabalhos de piscina. Ocorreram duas saídas para mergulhos em Paraty, em setembro e novembro, para o credenciamento de 56 (cinquenta e seis) novos mergulhadores para o Exército.

Acompanharam os mergulhos o Cad Garbino (ex-aluno do NuMAut), o S Ten Spaolonse (da AMAN, Divemaster e pai de um dos alunos), o Maj Cassini e o 2º Sgt Biavatti (ambos da EsPCEx), o S Ten Toledo e o 3º Sgt Suely (ambos do 2º B Log L).

Naquele ano, o Comandante do Curso de Engenharia da AMAN era o Ten Cel Curti (Orientador do NuMAut de 1995 a 1997 e de 2002 a 2004), assessorado pelo S Ten Spaolonse, ambos Divemasters. Dessa forma, foram realizados mergulhos conjuntos NuMAut/CMAut em maio, setembro e novembro, formando ou aprimorando o mergulho de militares da Academia Militar das Agulhas Negras.

Foto 2010_1.png
Foto 2010_3.png
Foto 2010_4.png
Foto 2010_5.png

NuMAut 2011

Foto 2011_05.png
Foto 2011_01.png
Foto 2011_02.png
Foto 2011_03.png
Foto 2011_04.png

 

Em 2011, assume como orientador o Ten Eng Vasconcelos, tendo o apoio da Escola PA Divers (https://linktr.ee/padiversmergulho) de Campinas.

As aulas foram ministradas na EsPCEx pelos Instrutores Paulo Afonso (PA) e S Ten Flávio Costa.

Para os mergulhos de encerramento, no mar de Paraty, houve ainda o apoio da Operadora UNA Dive, que já havia levado os alunos para mergulhar nos anos de 1998 a 2001 e do Divemaster, S Ten Spaolonse, da AMAN, o qual trouxe vários militares da AMAN para concluírem o curso de mergulho avançado.O S Ten Spaolonse mergulhou acompanhando seu filho, o Aluno Spaolonse.

Ao final dos mergulhos de instrução, ocorridos em setembro de 2011, foram credenciados 33 (trinta e três) novos mergulhadores na EsPCEx, entre Alunos e Oficiais do Corpo de Alunos.

NuMAut 2012

 

Em 2012 o Orientador, Ten Vasconcelos, conseguiu formar a maior turma do NuMAut até então, passando a turma de 2001.

Após as aulas de piscina, ministradas pelos Instrutores S Ten Flávio Costa e Prof Paulo Afonso, foram necessários dois ônibus para o transporte dos alunos, duas pousadas para hospedagem e dois barcos de mergulho: a escuna UNA I, que já levava o NuMAut para mergulhar desde 1998, e o tradicional Mr Big, para levar os 67 (sessenta e sete) mergulhadores envolvidos com a operação.

Os mergulhos foram realizados em Paraty, com a participação de vários Oficiais da EsPCEx e do Cel Brandão Carneiro que acompanhava seu filho, o Aluno Gustavo Carneiro (o Ten Gustavo Carneiro faleceu em 2021, durante o curso de Operações no Pantanal).

Pela primeira vez, participaram do NuMAut alunos do NPOR de Campinas. 04 (quatro) alunos do NPOR assistiram às aulas e concluíram o curso de mergulhador junto dos alunos da EsPCEx.

Ao final, foram credenciados 57 novos mergulhadores.

Foto 2012_06.png
Foto 2012_01.png
Foto 2012_02.png
Foto 2012_04.png
Foto 2012_03.png
Foto 2012_05.png

NuMAut 2013

Foto 2013_01.png
Foto 2013_03.png
Foto 2013_04.png
Foto 2013_05.png
Foto 2013_02.png

 

Pela primeira vez, assume como orientador um oficial não pertencente à Arma de Engenharia: o Ten de Artilharia Esper passa a ser o orientador da 20ª turma do NuMAut.

As aulas teóricas na EsPCEx foram ministradas pela escola PA Divers e os mergulhos, realizados em Paraty, em coordenação com a Operadora Una Dive. Os alunos ficaram hospedados na Pousada Larissa, que desde 2008 acolhe os alunos como filhos, com um café da manhã reforçado, do tamanho da fome dos jovens alunos, e o já tradicional bolinho de chocolate no retorno dos mergulhos.

Em 2013 foram formados mais 40 (quarenta) novos mergulhadores, sendo 5 (cinco) do NPOR Campinas.

NuMAut 2014

Foto 2014_01.png

 

Em 2014, outro oficial de Artilharia atuou como Orientador. Dessa vez, o Ten Souza Pinto assume a direção do NuMAut que matriculou 53 (cinquenta e três) alunos. Estes receberam a credencial de mergulho após as aulas teóricas e de piscina na EsPCEx e os mergulhos em águas abertas em Paraty.

Uma operação de mergulho desse porte só aconteceu porque contamos com o planejamento e a organização da escola de Mergulho PA Divers (https://linktr.ee/padiversmergulho) que vem acompanhando o NuMAut ao longo de todos esses anos.

Foto 2014_02.png
Foto 2014_04.png
Foto 2014_03.png

NuMAut 2015

 

Nesse ano, o Orientador, Ten Souza, e os Instrutores Ten Flávio Costa e Prof Paulo Afonso resolvem variar e, com o apoio do S Ten Spaolonse, da AMAN, levam o NuMAut para mergulhar na Ilha Grande.

Após as aulas ocorridas na EsPCEx, o NuMAut e a Escola PA Divers, levam 43 (quarenta e três) mergulhadores para concluírem o curso de mergulhador Open Water Diver PADI em Angra dos Reis.

Foto 2015_03.png
Foto 2015_01.png
Foto 2015_02.png
Foto 2015_04.png

NuMAut 2016

 

Em 2016, assume inicialmente como orientador o Ten Barros que durante o ano passa para o Cap Inf Santos Junior. Este último estava realizando o curso de mergulhador Avançado.

O curso foi ministrado pelos Instrutores Paulo Afonso (PA) e Ten Flávio Costa. Após as aulas teóricas, mergulhos livre e autônomo na piscina da EsPCEx, foram levados 61 (sessenta e um) mergulhadores para Paraty para que fossem credenciados.

Como todos os anos, a operação do NuMAut funciona como um mecanismo de relógio com as engrenagens bens reguladas, com a prestação de serviços em Paraty da Pousada Larissa, Operadora UNA Dive e Escola de Mergulho PA Divers e dos Instrutores Marcel Alamino e Divemaster Cap Bicalho (ex-aluno de 2003) e Fernando Costa.

Foto 2016_01.png
Foto 2016_04.png
Foto 2016_03.png
Foto 2016_02.png

 

Nesse ano de 2016, o mergulho autônomo foi incluído na “Operação Cadete” do Corpo de Alunos: os alunos mergulhadores foram distribuídos nas diversas patrulhas e tinham que encontrar, após alguns exercícios subaquáticos de navegação, busca e recuperação, senhas para que as patrulhas prosseguissem no Exercício.

NuMAut 2017

Foto 2017_06.png
Foto 2017_03.png
Foto 2017_04.png

 

Nesse ano, assume o primeiro orientador da Arma de Cavalaria, Ten Ritton, auxiliado pelo Ten Flávio Costa e pelo Instrutor Paulo Afonso.

Em 2017, a EsPCEx recebeu as primeiras alunas do segmento feminino. Como não poderia deixar de ser, participaram também do curso de Mergulho.

Para a formação dos 50 (cinquenta) mergulhadores, foram necessárias duas saídas para mergulhos em Paraty, em outubro e novembro. Houve também a participação de 04 (quatro) militares da Companhia de Comando e Serviço da EsPCEx e contamos com o auxílio do Ten De Moraes, S Ten Welington e do Prof André Casas como Staff.

Foto 2017_01.png
Foto 2017_05.png
Foto 2017_02.png

NuMAut 2018

 

O Ten Cav De Moraes, que já havia realizado o curso de mergulho básico no ano anterior, assume como orientador, totalmente empolgado, e consegue montar a maior turma do NuMAut.

Para levar 84 (oitenta e quatro) mergulhadores para Paraty foram necessárias 03 (três) saídas em setembro, novembro e dezembro. Foram credenciados 70 (setenta) Mergulhadores de Águas abertas, 19 (dezenove) mergulhadores Avançados, 05 (cinco) cursos de Primeiros Socorros, 05 (cinco) Mergulhadores de Resgate e 04 (quatro) mergulhadores especialistas em Mergulho de máximo desempenho em Flutuabilidade, além de um especialista em Nitrox, totalizando 104 (cento e quatro) credenciais emitidas.

Para que se mantivesse o padrão de qualidade, o planejamento minucioso foi realizado pela Escola PA Divers, Instrutor Paulo Afonso e Ten Flávio Costa, que contaram com o apoio como staff do Instrutor Cap Eng Valdetaro, aluno do ano de 2003, dos monitores S Ten Welington e Sgt Douglas, do 2º B Log L, do Sgt FAB Dailton, da AFA, e do Sr Fernando Costa, Operadora Una Dive, Dive Paraty e Pousada Larissa.

Foto 2018_01.png
Foto 2018_11.png
Foto 2018_03.png
Foto 2018_05.png
Foto 2018_04.png
Foto 2018_06.png
Foto 2018_08.png
Foto 2018_09.png
Foto 2018_07.png
Foto 2018_02.png
Foto 2018_10.png

 

Novamente, nesse ano de 2018, durante a “Operação Cadete” do Corpo de alunos, os alunos mergulhadores das patrulhas deveriam realizar alguns exercícios subaquáticos antes que suas patrulhas prosseguissem na missão.

NuMAut 2019

Foto 2019_01.png
Foto 2019_02.png
Foto 2019_04.png
Foto 2019_06.png

 

Retorna a Engenharia à Orientação do NuMAut, com a assunção do Ten Eng Pasquali.

No Dia do Exército, o Instrutor Paulo Afonso foi agraciado com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército.

A Operação de mergulho de 2019 compreendeu duas saídas para Paraty, com a Operadora Dive Paraty, em outubro e dezembro e hospedagem na Pousada Larissa que nos recebe com carinho desde 2008. Foram envolvidos nas operações 52 (cinquenta e dois) mergulhadores acompanhados pelos Instrutores Cap Flávio Costa e Valdetaro, Prof Paulo Afonso, Divemasters Cap Bicalho, S Ten Welington, Sgt FAB Dailton, Prof André Casas e Fernando Costa, os grandes responsáveis pelo padrão de formação dos mergulhadores do NuMAut que se espalham pelo Exército.

Foto 2019_03.png
Foto 2019_05.png

 

Junto com os mergulhadores nível básico, foram credenciados também cadetes, ex-alunos.

NuMAut 2020

 

O Cap Eng Pasquali continua como orientador, sempre com o acompanhamento dos Instrutores Cap Flávio Costa e Paulo Afonso da Escola PA Divers (https://linktr.ee/padiversmergulho).

Com a Pandemia de COVID 19, as instruções teóricas foram realizadas em aulas on line e para as aulas práticas, os alunos, além da camiseta do NuMAut, receberam máscaras personalizadas para o distanciamento. Todos os equipamentos eram esterilizados para o uso.

Os 32 (trinta e dois) mergulhadores envolvidos na operação foram distribuídos em dois Barcos da Operadora Adrenalina para os mergulhos nas ilhas dos Meros e dos Ratos, em Paraty. Participaram desse NuMAut outros oficiais do Corpo de Alunos e do Cmdo da 11ª Brigada de Infantaria Leve.

Foto 2020_01.png
Foto 2020_02.png
Foto 2020_03.png
Foto 2020_04.png
Foto 2020_05.png
Foto 2020_06.png

NuMAut 2021

Foto 2021_01.png

 

Em 2021, o Ten Eng Romero assume como orientador e as instruções e os mergulhos são ministrados pelo Instr Paulo Afonso e pelo Divemaster Fernando Costa, tendo em vista o Cap Flávio Costa estar se recuperando de uma internação causada pela COVID-19.

Após as aulas teóricas e de piscina, o NuMAut de desloca para os mergulhos em Paraty, utilizando os serviços da Pousada Larissa e Operadora Dive Paraty, além do trabalho dos Divemasters Maj Michels, do Maj Bicalho, Sgt FAB Dailton e Prof André Casas.

No ano de 2021, foram credenciados 32 novos mergulhadores na EsPCEx.

Foto 2021_02.png
Foto 2021_03.png
Foto 2021_04.png
Foto 2021_07.png
Foto 2021_06.png
Foto 2021_08.png
Foto 2021_05.png

NuMAut 2022

 

O ano de 2022 inicia-se tendo como orientador o Ten Romero. Antes dos mergulhos, ele passa a função ao Ten Eng Fernando, que acompanha os trabalhos ocorridos em Paraty.

Recuperado do COVID-19 o Cap Flávio Costa retorna para as instruções, juntamente com o Instrutor Paulo Afonso e Divemasters Prof André Casas e Fernando Costa, da Escola de mergulho PA Divers.

Acompanharam os mergulhos dos 29 alunos, em Paraty, o Maj Avinez, que já tinha participado do NuMAut 2012, e o Sd BM Miqueias, irmão da aluna Raaby. Os mergulhos foram realizados nos barcos da Operadora Dive Paraty e hospedagem na Pousada Larissa, empresas que atendem com a excelência que a operação com os jovens alunos da EsPCEx exige.

Foto 2022_01.png
Foto 2022_02.png
Foto 2022_03.png
Foto 2022_04.png
Foto 2022_08.png
Foto 2022_05.png
Foto 2022_06.png
Foto 2022_09.png

NuMAut 2023

 

Em 2023 o NuMAut/EsPCEx chega em sua 30ª turma de mergulhadores. O Oficial Orientador desse ano é o Cap Cav Reckziegel, ex-aluno do NuMAut 2012. O Curso foi ministrado pela Escola PA Divers e Instrutores Cap Flávio Costa e Paulo Afonso.

 

As atividades de 2023 iniciaram com uma apresentação da atividade aos alunos, o Scuba Day que realizaram a primeira experiência de respirar debaixo d´água, depois foram realizadas as aulas teóricas, a aula de natação e mergulho livre e as aulas de mergulhos na piscina tornando-os aptos para os mergulhos em águas abertas.

Foto 2023_02.png
Foto 2023_01.png
Foto 2023_06.png
Foto 2023_03.png
Foto 2023_04.png
Foto 2023_05.png
Foto 2023_07.png

 

No dia 16 de setembro, foram 73 mergulhadores em duas embarcações para realizar os mergulhos na Ilha dos Ratos em Paraty. Sábado à noite houve uma confraternização com 100 participantes entre Oficiais orientadores, alunos, Instrutores e apoiadores de diversos anos. Na ocasião foi citada a importância da data, que além dos 30 anos do NuMAut, comemorava o aniversário de 83 anos da EsPCEx e Dia Internacional de Limpeza das águas. O Cel Curti e o Cap Reckziegel apresentaram a placa comemorativa. Foi, também, realizado o pré-lançamento da revista dos 30 anos e apresentada a  moeda (Challenge coin) do NuMAut. Para homenagear personalidades importantes para a trajetória do NuMAut, foram entregues troféus aos seguintes presentes:

- Ex-presidentes do NuMAut – Maj Int R1 Arthur (1992), 2º Ten MB Pugiski (2018) e Al Zacarone (2023);

- Instrutores de Mergulho e Divemasters – Cap QAO R1 Flávio Costa (1995 a 2003 e 2009 a 2023), Adalberto Ribeiro, (1996 a 2001), Paulo PA Afonso Passerini (2004 a 2023), Maj Eng Valdetaro (2003, 2018 e 2023), Fernando Costa (1996, 2001, 2014, 2018 e de 2020 a 2023), Prof Andre Casas (2012, 2017, 2018 e de 2020 a 2023); Maj Cav R2 Bicalho (2003, 2016, 2021 e 2023), 3º Sgt FAB Dailton (2018, 2021 e 2023) e Viviane Storto (2023); e

- Ex-orientadores – Cel Eng R1 Curti (1995 a 1997 e de 2002 a 2004), Cel Eng R1 Marcos (2000 a 2003), Cap Cav De Moraes (2018), Cap Eng Pasquali (2019 e 2020) e Cap Cav Reckzieguel (2023).

Ao final da confraternização foi realizado um “brinde à amizade” e cantado o parabéns ao NuMAut, à EsPCEx e aos aniversariantes ali presentes.

 

No domingo, dia 17 de setembro os mergulhos foram na Ilha dos Meros que estava com uma temperatura e visibilidade excelentes e com uma boa quantidade de animais aquáticos, foram avistadas Tartarugas, Raias, Estrelas do Mar, Salemas, Sargentos Frades e Budiões. Ao final dos mergulhos foram credenciados 28 novos mergulhadores de águas abertas, 11 mergulhadores avançados e 3 mergulhadores de resgate.
 

 

No dia 14 de outubro, logo após a abertura da LIII NAE, com a Presença do Gen Ex R1 Schons, Presidente da AEsPCEx, do Gen Div Valença, fundador da agremiação e orientador nos anos de 1992, 1998 e 1999, dos Comandantes da EpCAr, Brig do Ar Daniel, da EsPCEx, Cel Neuvald, do Colégio Naval, CMG Poppius, foi realizada a entrega dos certificados aos novos mergulhadores e descerrada a placa comemorativa na Pérgula Tiradentes da EsPCEx.
 

NuMAut 2024

 

Xxxx

bottom of page